30/10/2012

PRIMEIRO DIA SPFW INVERNO 2013

Para entrar no calendário internacional o SPFW teve que corrigir as datas e esse ano tivemos um desfile a mais. 
A partir do próximo ano acontecerá em março e outubro.

Acompanhe o que estará nas vitrines no outono de 2013.

Osklen
Direção criativa: Oskar Metsavaht
Styling: Pedro Sales
Beleza: Daniel Hernandez
Trilha: Gomus
Tema: Into the Mountains, a sofisticação dos anos 60 de Aspen com a rusticidade da Patagônia
Materiais: Lã italiana, alpaca, pele de ovelha, chamois, couro bovino, neoprene, jacquard de algodão, mohair e seda rústica feita em tear artesanal (e-fabrics)
Cores: Preto, off White, carmim, alpaca e dourado

Highlights: Há uma porta aberta para grandes movimentos. A mudança de calendário está provocando não apenas uma grande transformação em termos práticos na indústria, mas também uma reflexão aos estilistas. O fato da Osklen ter mostrado sua coleção para apenas 60 pessoas em uma galeria nos Jardins, pouco tempo após o anúncio da venda de parte da empresa à Alpargatas, mostra sintonia com o momento. Oskar Metsavaht fez uma breve apresentação antes do desfile e a palavra mais usada por ele foi: síntese. E ela estava em todo o lugar: dos convidados, ao local, passando pelo casting e, claro, pela coleção enxuta de 18 looks. Poucos e bons.
Poucas cores, em total harmonia. Uma linha de design que pontuou a coleção (com destaque para as sobreposições, recortes e as costas decotadas dos looks femininos). E Aspen na década de 1960 mais a natureza rústica da Patagônia parecem feitos um para o outro. Desejo, design e produto mostrados com simplicidade (não que tenha sido fácil para a equipe de criação…) e foco. “A moda tem que se mexer e mudar”, disse Oskar antes do desfile. A mudança começou muito bem. (CY)


 FH por Fause Haten
Direção Criativa: Fause Haten
Estilo: Renato Paiutto
Direção de desfile: Fause Haten
Coordenação: Wan Vieira
Cores: Preto, branco, rosa choque, vermelho
Beleza: Ricardo dos Anjos

Highlights: Performance e exuberância são palavras-chave das apresentações de Fause Haten, e este Inverno 2013 não foi diferente: retomando o microfone que na temporada passada ficou nas mãos de Paula Lima, Fause aproveitou os holofotes para apresentar músicas do seu disco “Vício”. Já na passarela, o estilista trabalhou uma imagem que, segundo o próprio, surgiu refletindo a figura das patinadoras no gelo. Muito tule, segundas peles e paetês foram trabalhados em um jogo de recortes que por vezes mais revelavam do que escondiam. As cores foram poucas – apenas preto, branco, rosa choque e vermelho — , mas o brilho estava em todo lugar: nos próprios paetês, nas jóias aplicadas em tecidos transparentes (o que dava a impressão de que elas estavam coladas no corpo das modelos), e nos óculos cujas lentes eram completamente cobertas por pedrarias. (SL)
 Tufi Duek
Direção criativa: Eduardo Pombal
Styling: Flavia Lafer
Beleza: Daniel Hernandez
Trilha: Max Blum
Tema: “Os Pássaros”, de Alfred Hitchcock

Materiais: Couros, rendas enceradas, malhas de lã, rendas de paetê, renda resinada, linho resinado, lã com lurex e penas

Cores: Preto e tons de verde, vermelho e roxo

Highlights: A referência do filme surgiu para acomodar o desejo da marca em trabalhar com os anos 50/60. A partir daí, Edu Pombal construiu uma personagem clássica, mas com mobilidade para ser sexy ou comportada, coberta ou reveladora, introspectiva ou perigosa. “Há uma desconstrução e uma modernização da lingerie”, diz Flavia Lafer, stylist da marca. Flavia ressalta o poder que os acessórios têm de sexualizar um look. Um vestido ganha outro status quando usado com luvas de couro e botas altíssimas. Apesar de ser uma apresentação forte também em calças, o foco está mesmo na parte de cima, com o bico de corvo inspirando os decotes. Além do design e do styling, o que torna essa uma apresentação instigante são os materiais usados e a maneira como são aplicados. As rendas de paetê provocam um efeito lindo, assim como o linho resinado e a lã com lurex têm texturas interessantes. Tudo é toque.

E vale mencionar Isabeli Fontana e Daiane Conterato, entrando na passarela com um olhar venenoso, femme fatales das mais perigosas, totalmente dressed to kill. Mas esse é outro filme… Brian de Palma que se cuide! (CY)
Ellus

Direção criativa: Adriana Bozon
Tema: Polícia
Materiais: Vinil, couro, metal cromado, lã, seda dublada, georgete de seda

Cores: Preto, vermelho, cinza, amarelo, azul

Beleza: Robert Estevão

Highlights: Trabalhando a temática policial, a Ellus já começou sua apresentação colocando uma tropa de homens vestidos à caráter para encher o centro da passarela, onde eles ficaram devidamente posicionados durante todo o desfile — os modelos andavam contornando a formação. Quanto à coleção em si, as referências ao tema vieram especialmente fortes na parte final, quando volta a cartela dominada pelo preto e surgem as insígnias bordadas em fios de metal, que Adriana Bozon apontou como um dos seus pontos de partida. Mas as interpretações de símbolos da vestimenta militar permeiam todo o Inverno 2013 da marca, sempre em clima fetichista e acompanhadas de couro, materiais com efeito látex, transparências, fendas, decotes, botas de cano altíssimo… e a joia tipo algema com corrente ligando pescoço e pulso?


Triton

Direção criativa: Karen Fuke
Styling: Daniel Ueda
Beleza: Robert Estevão
Trilha: Max Blum
Tema: Botânica
Materiais: Lãs metalizadas, jacquard dublado, mini paetês, moletom e sarja

Cores: Blocos de cinza, azul, verde e vermelho

Highlights: Três palavras sintetizam a coleção da Triton: militar, oversized e botânica. A começar pelo primeiro look, na top argentina Magda, com calça ampla e paletó maxi. De mini, só o top que deixa a barriga à mostra com a inscrição “handle with care” (manuseie com cuidado). Há um trabalho forte com alfaiataria marcado por uma energia jovem e empolgante (a trilha com Santigold caiu perfeitamente) com coletes, minissaias, calças mais curtas, shorts, fendas e ótimas jaquetas. Destaque para o desenvolvimento de materiais, em especial as texturas metalizadas. Uma coleção para ser devorada pelas jovens clientes da marca.





Ronaldo Fraga

Styling: Daniel Ueda
Beleza: Marcos Costa
Trilha: Ronaldo Fraga e Ronaldo Gino
Tema: “ô fim do cem, fim…”, livro de Paulo Marques de Oliveira, que vive na cidade de Salinas, em Minas, e o escreveu com o objetivo de explicar e registrar os fundamentos do mundo.
Materiais: Shantung, seda, linho, moletom, tule e jacquard de algodão
Cores: Beringela, roxo, azul, carboni e cor-de-rosa

Highlights: Ronaldo apresentou um desfile delicado e poético. Logo no início, a letra da música diz: chega de foto, chega de fato. E os primeiros looks parecem mesmo o avesso dos flashes da moda, por sua simplicidade (em termos de cores e estamparia) e usabilidade. Mas aos poucos vamos entrando em sua história através das estampas, rabiscos, desenhos e escritas de Paulo Marques Oliveira. As formas são levemente arredondadas por volumes, mas próximas do corpo. Uma delicadeza são as janelinhas que se abrem nas peças que levam a estampa de casinhas. “Às vezes nós escolhemos o tema; outras somos escolhidos por ele”, disse Ronaldo. Quando a história desse livro chegou a um conhecido seu, a pergunta logo foi: “O Ronaldo já viu isso?”. Que outra pessoa poderia interpretar esse trabalho para a moda da forma tão humana como ele pede?



Têca por Helô Rocha
Estilista: Helô Rocha
Assistente de estilo: Camila Pedroza
Stylist: Renata Correa
Tema: Caça inglesa
Cores: Azul marinho, preto, verde esmeralda, off-white, bordô, dourado e marrom
Beleza: Henrique Martins
Trilha: João Kaarah
Diretor de desfile: Ruy Furtado

Highlights: O ponto de partida para o Inverno 2013 da Têca foi a caça inglesa, “tema que eu já tinha vontade de trabalhar e que foi perfeito agora para o inverno”, contou Helô Rocha no backstage da grife. Juntando a essa referência as tradições e a moda da Inglaterra nos anos 1960, a estilista apresentou sua interpretação para as cores de camuflagem e imagens de animais em silhuetas sessentinhas, com linhas mais retas, em cortes quadrados. As estampas exclusivas, “nosso carro-chefe que sempre acaba virando nossa referência imagética”, como definiu Helô, têm como destaque o que ela chamou de “camuflado fake”: as cores do camuflado aplicadas a uma estampa xadrez. A ideia de misturas permeou toda a coleção, especialmente quanto às texturas, evidenciadas pela sobreposição das peças em couros matelassados, sedas, tricôs e couro “com pelinho”, novidade na marca.

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